• Quem somos:

O núcleo de estudos NEPAD foi criado em 01 de março de 2013, em sequência à criação da ala de peixes do Biotério Central da UFLA, no Departamento de Medicina Veterinária. O objetivo o núcleo visa os estudos e execução de projetos de pesquisas nas diversas áreas da fisiologia de peixes de água doce, incluindo o manejo dos peixes de aquários e pesquisas como espécies de peixes nativos. As pesquisas realizadas contam com a parceira de outros departamentos da UFLA, outras universidades brasileiras e no exterior, bem como centros de pesquisas, empresas privadas e públicas.   A seguir apresentamos alguns projetos em andamento desenvolvidos pelo núcleo de estudos: - Comportamento alimentar de larvas de peixe beta (Betta splendens) durante substituição de alimento vivo por alimento inerte. - Toxicidade dos princípios ativos difenoconazol e tebuconazol de fungicidas no desenvolvimento embrionário de peixes. - Estudo funcional do gene LRRK2 e de microRNAs na regulação e manutenção do fenótico de uso abusivo de etanol no modelo Danio rerio (zebrafish). - Avanços na larvicultura de peixes nativos visando o aumento da produtividade - Utilização de biotecnologias da reprodução em peixes nativos, incluindo a indução da reprodução com a aplicação de hormônios, avaliação da qualidade dos gametas, criopreservação de sêmen, ovócitos e embriões. - Influência da melatorina sobre os parâmetros de locomoção e estresse em zebrafish (Danio rerio). - Efeito da adição de melatorina em meios crioprotetor de sêmen de espécies de peixes nativos.

• Presidente: Luis David Solis Murgas
  • Coordenadora: Gilmara Junqueira Machado

•  Membros:

Atualmente o núcleo conta com a participação de alunos de graduação, pós-graduação, docentes, e membros externos, totalizando 20 integrantes. A presidência do núcleo está a cargo do Prof. Luis David Solis Murgas e a pós-doutoranda Gilmara Junqueira Machado está exercendo a coordenação do NEPAD desde março de 2016. Intregrantes: Aline Ferreira Souza de Carvalho           Bárbara do Carmo Rodrigues Virote Eliane Aparecida Andrade                         Isadora de Lima Assis Isadora Marques Paiva                                José Gilmar da Silva Souza Laís Teodoro Libeck                                     Luciana Crepaldi Lunkes Mariana Arantes do Nascimento            Naiara Cristina Motta Naiara Melo                                                     Priscila Cotta Palhares Renata Catão Egger                                    Tássia Flávia Dias Castro Thales de Souza França                            Victor Ferreira Ribeiro Mansur Whendril Gervasio de Oliveira               William Franco Carneiro