Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres

Os Cães Na Quarentena 🐶🐶

A quarentena tem sido um período de importância no cenário atual, porém pode levar os cães ao estresse. Devido às restrições de circulação nas ruas, não é recomendado levar os animais para passear nesse período, porém aqueles que estão acostumados com essa rotina e que não possuem espaço suficiente dentro de suas casas podem acabar desenvolvendo comportamentos indesejados como latidos excessivos, agressividade, apatia, ansiedade, comportamentos estereotipados e depressão.


Para lidar com esse problema, estudos mostram que o enriquecimento ambiental pode trazer uma grande melhora na qualidade física e psicológica do cão, pois insere estímulos no ambiente em que ele vive, proporcionando melhores condições a esse ambiente.


Há diversos brinquedos e atividades que podem ser realizadas, mas aqueles que estimulam a inteligência do seu cão são os que o deixarão entretido por mais tempo. Já os que envolvem alimentos (ração ou petiscos) são os de maior preferência. É importante revezar aquilo que será oferecido ao animal, pois a repetição do mesmo objeto ou atividade causará habituação e o animal perderá o interesse rapidamente.
Algumas ideias para você fazer na sua casa são:

- Jogar um grão por vez: para que o cachorro vá comer, cada vez mais longe de onde ele está.

- Garrafa de plástico: pegue uma garrafa de plástico com o tamanho de acordo com o tamanho do seu cachorro e faça orifícios por toda ela (faça alguns orifícios maiores por onde seja possível passar petisco). Depois coloque ração ou petisco e deixe que o cão brinque até tirar o alimento.

- Alimentos congelados: use comida úmida de cachorro ou pedaços de frutas, congele-os e depois ofereça aos animais. Bom para os dias quentes!

- Cabo de guerra: use uma corda grossa ou um lençol velho e brinque de cabo de guerra. Caso possua mais cães, estimulem que eles brinquem entre si.

- Caça ao tesouro: prenda o cão em um cômodo da casa e em outro cômodo esconda petiscos para que ele encontre. No início coloque em locais mais fáceis para ele encontrar e aos poucos aumente o nível de dificuldade. Porém é importante que você não coloque petiscos em locais onde não quer que seu amigo suba ou entre, pois posteriormente ele pode acabar indo nesses locais pois achará que é permitido.

- Amor e carinho: aproveite a quarentena e use esse momento para fazer carinho e as brincadeiras que seu companheirinho mais gosta!

É sempre importante que haja a supervisão de alguém durante as atividades para garantir a segurança dos animais, principalmente no início, quando o cão está tendo contato pela primeira vez.


Referência bibliográfica: Sampaio, et. Al. Behavioral assessment of shelter dogs submitted to different methods of environmental enrichment.  Ciencia Rural, Vol. 49, Issue 1, 2019