Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres

Conheça a PIF - Peritonite Infecciosa Felina 🐱🐱

Com a pandemia do COVID-19, muito tem sido falado a respeito desse vírus, mas você sabia que existem várias espécies de Corononavirus?

Por exemplo o FCoV (Coronavírus Felino) e o CCoV (Coronavírus Canino), ambos não infectam seres humanos, assim como o Coronavírus Humano não infecta animais. O FCoV acomete felinos domésticos e selvagens, principalmente filhotes, entre 3 meses e 2 anos, causando uma doença chamada Peritonite Infecciosa Felina (P.I.F.)

A PIF é transmitida pelo contato do gato com fezes de outros gatos infectados, também da mãe para o filho pela gestação e amamentação ou até pelas mucosas da boca e nariz, principalmente pela mordida ou lambedura em feridas abertas.

A doença tem duas formas, a forma efusiva (ou úmida), que causa um acúmulo de líquido na região abdominal e torácica, além de inflamação nas vísceras. Já a forma não efusiva (ou seca), causa inflamações em vários sistemas do organismo, mais comumente atingindo o sistema nervoso.

Os sintomas variam bastante, mas podem incluir perda de peso e de apetite, febre, apatia e aumento de volume no abdome. A PIF não tem uma vacina específica e não tem tratamento, apesar de ser feito um tratamento de suporte em alguns casos, ela é fatal, por isso a prevenção é muito importante. E é feita por meio da manutenção da higiene no ambiente dos animais, principalmente em gatis ou locais com mais animais, limpando a caixinha de areia sempre e higienizando-a completamente pelo menos uma vez na semana.

O vírus morre facilmente com uso de detergentes comuns, mas pode viver até, aproximadamente, 7 dias no ambiente sem higienização. Também é importante a realização de isolamento de animais infectados ou suspeitos de infecção. Além disso, é importante o manejo correto de filhotes.

REFERÊNCIAS: •FELTEN, S. Diagnosis of Feline Infeccious Peritonitis: a Review of the Current Literature. Nov. 2019.
•FORD, R. B. Feline Infectious Peritonitis (FIP) more complex than we thought. IVIS. Proceedings of the Latin American Veterinary Conference, Lima, 2011. •GUIDELINES on Feline Inctious Diseases. Feline Infectious Peritonitis. Out. 2008.
•OLIVEIRA, F. N. et al. Peritonite infecciosa felina: 13