Distúrbios Gastrointestinais Por Coronavírus em Diferentes Espécies 🐶🐴🐮🐷

Os distúrbios gastrointestinais provocados por Coronavírus assumem um papel importante no âmbito econômico, principalmente no que se refere a animais de produção, e podem causar considerável agravamento da saúde em animais de companhia, como cães e gatos.

Atentar à ocorrência de Coronavírus nos animais é importante pois, ainda que sobre a maioria não se tenha relato de transmissão para humanos, há possibilidade de transmissão interespécies, como no caso do BCoV. Visto isso, a criação de mais de uma especie animal em mesmo ambiente, pode ser um fator predisponente para a ocorrência do vírus na propriedade.

Quer saber um pouco mais sobre os distúrbios gastrointestinais provocados por Coronavírus em diferentes espécies animais?? Dê uma olhadinha em nosso Instagram @petmvufla, e confira a publicação com as artes completas!

•J.A. Jerez et al. Detecção de rotavírus e coronavírus em fezes de bezerros neonatos com
diarreia criados em vários municípios do Estado de São Paulo, Brasil.Arq. Inst. Biol., São Paulo, v.69, n.2, p.19-23, abr./jun., 2002.
•PAVARINI. S. P et al. Achados clínico patológicos durante um surto de disenteria de inverno em bovinos no Rio Grande do Sul. Pesq. Vet. Bras. 28(12):611-616, dezembro 2008.
•M.G. Meirelles. ENTERITE ASSOCIADA À INFECÇÃO POR CORONAVÍRUS EM POTROS
PURO SANGUE INGLÊS EM UM HARAS NO RIO GRANDE DO SULArq. Inst. Biol., São Paulo, v.78, n.4, p.605-608, out./dez., 2011.
•BARROS,I.N. Um enfoque multigênico para a genealogia comparada de Betacoronavirus em bovinos e equinos. [A multigene approach for a compared genealogy of Betacoronavirus from cattle and horses]. 2010. 87 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.
•Silva, M.S.M. (2019). Etiologia de gastroenterites primitivas agudas em cães : estudo retrospetivo de 158 casos clínicos. Dissertação de mestrado. Universidade de Lisboa, Faculdade de Medicina Veterinária, Lisboa.
•Mattar y González - Zoonotic emergence of coronavirus: a potential public risk for Latin America, REVISTA MVZ CÓRDOBA • Volumen 23(3) Septiembre - Diciembre