Dengue - Não Podemos Esquecer 🦟🦟

É de conhecimento global que a dengue é uma doença reemergente que traz inúmeras preocupações à saúde pública. As condições climáticas do Brasil, construções habitacionais não planejadas devido ao aumento populacional, resistências vetoriais e rápida e fácil migração do vírus são alguns exemplos de fatores que facilitam a crescente disseminação viral.

A região Sudeste concentrou 60% do total de casos registrados no país em 2019. Tal informação mostra a importância e urgência em realizar ações a fim de eliminar os focos do mosquito em todo o Brasil.
A dengue é uma infecção viral transmitida pelo vetor Aedes aegypti, cujo principal hospedeiro é o homem.

O referido mosquito é pequeno, cor marrom médio e tem uma nítida faixa curva branca de cada lado do tórax além de listras brancas nas patas. Apresenta hábitos domésticos diurnos, aproveitando-se preferencialmente de depósitos de água limpa para deposição dos ovos.Ao infectar o homem, os sintomas apresentados são semelhantes aos sintomas de gripe. Não se esqueça, ao apresentar os sintomas, consulte seu médico!!

Considerando a importância da doença e seu potencial para levar um indivíduo a morte, é extremamente relevante a realização de ações que eliminem o criadouro do mosquito da dengue e que podem salvar sua vida, veja algumas ações que devem ser preconizadas:

• NÃO DEIXE ÁGUA PARADA;

• MANTENHA A CAIXA D’ÁGUA E BARRIS FECHADOS E LIMPOS;

• MANTENHA O QUINTAL SEMPRE LIMPO, GARRAFAS DE VIDRO E LATINHAS DE BOCA PARA BAIXO;

• LAVE E TROQUE A ÁGUA DOS BEBEDOUROS DOS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO E VASOS DE PLANTA;

• PERMITA O ACESSO DO AGENTE DE CONTROLE DE ZOONOSES EM SUA RESIDÊNCIA OU ESTABELECIMENTO COMERCIAL.

E lembre-se: *DENGUE MATA* 🆘🆘

Referências: * PR.GOV.BR
* M.B. ABREU. O Vírus do Dengue: Novo Paradigma de Saúde Pública. Relatório de Estágio do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas apresentado à Faculdade de Farmácia. Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra.

* A.F.B.M MARIA et.al. 2019. Ensino Fundamental na Prevenção Comtra a Dengue: Ensinando e Conscientizando. Revista Interdisciplinar de Tecnologias e Educação vol.5 n1. Ed. Especial: VI SEC Simpósio de Ensino de Ciências.