Ir direto para menu de acessibilidade.

Tuberculose Bovina 🐮🐮🐃🐂

Tuberculose é uma doença causada pela bactéria do gênero Mycobacterium, que afeta suínos, ovinos, aves, bubalinos, humanos e principalmente bovinos. A doença em bovinos pode causar uma série de prejuízos ao pecuarista, inclusive queda na produção de leite, além de ser uma das principais zoonoses que impacta na saúde pública.

Para evitar a tuberculose são fundamentais procedimentos de prevenção como exames anuais e criteriosos dos rebanhos bovinos e bubalinos, além de exigir o exame para introdução de animais no rebanho.

As lesões mais frequentemente encontradas na tuberculose são saco pericárdico espesso com acúmulo de material granulomatoso, aderido ou não, a tecidos adjacentes. Nos pulmões pode-se evidenciar aumento de volume, espessamento da pleura e nódulos caseosos de diferentes tamanhos. Esses nódulos são friáveis, branco-amarelados e muitas vezes têm focos duros, com ranger da faca, ao corte das lesões, podendo estar localizados nos pulmões, linfonodos, no fígado e rins.

Histologicamente, observa-se necrose caseosa central circundada por células epitelioides (macrófagos modificados) e células gigantes tipo Langhans, além de linfócitos, plasmócitos e macrófagos (infiltrado inflamatório granulomatoso). O centro caseoso pode sofrer calcificação.

        tUBERCULOSE BOVINA 1 Tuberculose bovina 2

Visite nosso Instagram @petmvufla e veja todos os informativos que preparamos para vocês!!