Márcio Gilberto Zangeronimo

• Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Lavras (2002).
  • Mestrado em Zootecnia com ênfase em Nutrição de Monogástricos pela Universidade Federal de Lavras (2003).
  • Doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (2006).
  • Pós-Doutorado em Bioquímica Animal pela Universidade Federal de Lavras (2008).
  • Atualmente é Professor Adjunto IV pelo Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Lavras.
  • Sub-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da Universidade Federal de Lavras
  • Bolsista produtividade do CNPq Nível 1C.

Ramal: (35) 3829-1471

• Endocrinologia

Linhas de Pesquisa

• Nutrição e Alimentação Animal
  • Uso de aminoácidos sintéticos e aditivos na ração de suínos
  • Estatística Experimental Aplicada à Experimentação Animal
  • Alimentos alternativos para suínos
  • Reprodução, Produção e Ambiência de Suínos

Projetos de Pesquisa

• Avaliação dos efeitos da administração de beta-glucanos provenientes de cereais sobre parâmetros metabólicos, microbiológicos, imunológicos e de digestibilidade dos nutrientes em cães.
  • Nutrição in ovo: adição de glicerol e fator de crescimento semelhante à insulina (IGF-I) em ovos embrionados de frangos de corte.
  • Estudo do desenvolvimento do trato reprodutivo masculino de codornas japonesas (Coturnix coturnix japonica) recebendo rações com diferentes níveis de proteína bruta.
  • Modulação da resposta celular pelo sistema IGF-I (fator de crescimento semelhante à insulina-I) e proteção da estrutura nucleoproteica utilizando o Glutation reduzido e suas relações com à criotolerância de gametas e embriões suínos.
  • Estudo de mecanismos relacionados à qualidade de gametas e embriões suínos submetidos à criopreservação
  • Estudo de substâncias derivadas do café no desempenho reprodutivo de varrões. PROJETO APROVADO PNPD INSTITUCIONAL - CAPES 2011

Grupo de Estudos Contato zangeronimo @ dmv.ufla.br [contact-form-7 id="508" title="Márcio Gilberto Zangeronimo"]