Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres

Reprodução Animal

 

Reprodução Animal

Histórico e Áreas de Atuação

A Reprodução Animal foi inaugurada no Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Lavras no ano de 1996, quando a primeira disciplina da área, “Fisiopatologia da Reprodução e Tecnologia de Sêmen”, da grade de disciplinas obrigatórias do bacharelado em Medicina Veterinária foi ofertada.

Foram fundadores do ensino de reprodução os Professores João Bosco Barreto Filho, egresso da Universidade Federal de Minas Gerais, e João Henrique Moreira Viana, da Universidade Federal de Viçosa, hoje lotado na EMBRAPA- CENARGEN em Brasília. No ano de 1997 ingressou no quadro docente do Setor o Professor Flamarion Tenório de Albuquerque, vindo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, recentemente aposentado (maio de 2019) em nossa Instituição. Após a expansão do REUNI, em 2016, o Professor José Nélio de Sousa Sales, graduado pelo DMV-UFLA, e àquela época lotado na Universidade Federal da Paraíba, fez parte também do quadro docente do Setor de Reprodução Animal (SRA), e hoje é docente na Universidade Federal de Juiz de Fora.

O SRA desempenha atividades nas áreas de Pesquisa, Ensino e Extensão, com notável expressão nos setores de bovino e equinocultura, e inserção principal nas regiões dos Campos das Vertentes e Sul de Minas Gerais.

O Setor disponibiliza serviços nas áreas de reprodução artificial, como inseminação artificial, inseminação artificial em tempo fixo, transferência de embriões, patologia da reprodução, andrologia e ginecologia nas espécies bovina, canina e equina.