Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres

Cirurgia Veterinária

 

Apresentação

O Setor de Cirurgia Veterinária da UFLA é responsável pelas atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas às áreas de cirurgia e de anestesiologia veterinária. O Setor de Cirurgia Veterinária é coordenado pelo prof. Leonardo Augusto Lopes Muzzi, estando este setor inserido na estrutura do Hospital Veterinário e subordinado ao Departamento de Medicina Veterinária da UFLA.

O Setor de Cirurgia Veterinária conta com a experiência e o profissionalismo de docentes, que possuem especialização, mestrado e doutorado em áreas específicas de atuação. Na cirurgia de pequenos animais (cães e gatos) o setor conta com a atuação do prof. Leonardo Muzzi nas áreas de ortopedia e obstetrícia, e da profª Gabriela Rodrigues Sampaio nas áreas de tecidos moles e oftalmologia. A cirurgia de grandes animais (equinos e bovinos) está na condução do prof. Rodrigo Norberto Pereira e a área de anestesiologia veterinária da profª Rosa Maria Cabral. O setor também conta com a capacidade e o conhecimento de médicos veterinários residentes, que realizam sua pós-graduação em um programa intensivo de atendimento clínico-cirúrgico, e ainda com a participação de alunos do curso de mestrado e doutorado. O Setor é composto também por técnicos em enfermagem e funcionários de serviços com treinamento em ambiente hospitalar.

O Setor de Cirurgia Veterinária é responsável pela ministração de aulas teóricas e práticas relacionadas à cirurgia e anestesiologia de animais para os cursos de graduação em Medicina Veterinária, pós-graduação Lato sensu e Residência na área de Clínica Cirúrgica de Animais de Companhia, além das aulas voltadas para o ensino Stricto sensu (mestrado e doutorado). O Setor atua também na área de pesquisa, com inúmeros alunos da pós-graduação envolvidos com a realização de pesquisas e publicação de artigos científicos, além da participação de alunos da graduação no desenvolvimento de projetos de iniciação científica. Em relação às atividades de extensão, o Setor de Cirurgia promove atendimento clínico-cirúrgico aos animais da população de Lavras e região, além de alguns programas de extensão que prestam assistência, por meio de projetos, aos animais da população carente ou de organizações conveniadas.

São fornecidos estágios nos serviços de Cirurgia de Pequenos Animais, de Cirurgia de Grandes Animais e de Anestesiologia Veterinária, que contam com a orientação dos docentes do setor e com a participação efetiva dos médicos veterinários residentes. Para os alunos do curso de graduação em Medicina Veterinária da UFLA, o setor oferece estágios extracurriculares na forma de atividade vivencial, sendo esta atividade protocolada pela Pró-Reitoria de Graduação da UFLA. Na modalidade de estágio curricular obrigatório para conclusão de curso, o setor oferece estágio para alunos de cursos de Medicina Veterinária de outras instituições. A efetivação desta atividade deve ser feita via Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da UFLA, mediante abertura de edital próprio e formalização dos convênios entre as instituições.

O Setor de Cirurgia Veterinária realiza suas atividades práticas nas novas e modernas estruturas do bloco cirúrgico de pequenos animais e do centro cirúrgico de grandes animais. São realizados atendimentos ambulatoriais clínico-cirúrgicos e procedimentos operatórios dos tecidos moles em geral, incluindo o tratamento cirúrgico das afecções dos diversos sistemas orgânicos dos animais. Também são realizadas cirurgias de especialidades, tais como oftalmologia, ortopedia e obstetrícia. São utilizados diversos protocolos anestésicos, selecionados conforme a necessidade de cada paciente. Os atendimentos são realizados no Hospital Veterinário da UFLA, sendo em sistema de fluxo contínuo de atendimento no período de 8:00 às 16:00 h, de segunda a sexta-feira. Os casos emergenciais terão prioridade de atendimento, conforme normas estabelecidas. Outros esclarecimentos sobre atendimentos cirúrgicos ambulatoriais e/ou cirurgias realizadas podem ser obtidos pessoalmente ou pelo telefone do Hospital Veterinário (35 – 3829-1245).