Marcos Aurélio Lopes- Docente Voluntário

Docente Voluntário/ Pós-Graduação

• Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1985).
  • Mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (1994).
  • Doutorado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - FCAV, Campus Jaboticabal) (2000).
  • Atualmente é Professor Titular do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Lavras.
  • Possui experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Produção Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de sistemas de produção de bovinos (planejamento de rebanhos, custo de produção, análise de rentabilidade, viabilidade econômica de tecnologias e impacto econômico de enfermidades), produção de bovinos, rastreabilidade e zootecnia de precisão.
  • Autor de quatro livros e de mais de uma centena de artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais, além de centenas de resumos científicos publicados no Brasil e exterior.
  • Coordenador de diversos projetos de pesquisa e atividades de extensão rural, líder de grupo de pesquisa do CNPq.
  • Consultor ad hoc da CAPES, CNPq e diversas revistas científicas.
  • Editor associado de duas revistas científicas, das quais uma é internacional.
  • Foi Editor-Chefe da Revista Brasileira de Agroinformática (RBIAgro).
  • Durante muitos anos, atuou como membro da diretoria da SBIAgro - Associação Brasileira de Agroinformática, inclusive como Presidente.
  • Coordenador e fundador do Grupo de Estudos em Gestão na Pecuária-GEPEC, vinculado ao Departamento de Medicina Veterinária da UFLA.
  • Líder dos grupos de pesquisa Tecnologia da Informação no Agronegócio e Gestão e Sustentabilidade na Produção Animal (GESPA), ambos cadastrados no CNPq.
  • Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Endereço Lattes: http://lattes.cnpq.br/9994193615287737

Titulação

• Doutor em Zootecnia

Áreas de Atuação

• Gestão de Sistemas de Produção Animal
  • Produção Animal
  • Administração Financeira

Entrada na UFLA: 1994 Disciplinas Lecionadas Graduação

• Informatização na Medicina Veterinária e na produção animal

• Informática aplicada à bovinocultura leiteira

• Rastreabilidade
  • Gestão e sustentabilidade de sistemas de produção animal
  • Desenvolvimento e validação de softwares para produção animal e Medicina Veterinária
  • Zootecnia de precisão \ Automação de atividades zootécnicas
  • Curvas de lactação de vacas leiteiras

Projetos de Pesquisa

• Viabilidade econômica da implantação de medidas de combate ao carrapato Rhipicephalus (Boophilus) microplus (Canestrini, 1887).
  • Custo de produção e análise de rentabilidade de propriedades leiteiras em algumas cidades de Minas Gerais.
  • Viabilidade econômica da implantação de tecnologias ambientalmente corretas e seu impacto no custo de produção do leite.
  • Diagnóstico da cria e recria de fêmeas bovinas leiteiras em algumas cidades de Minas Gerais.
  • Diagnóstico de propriedades leiteiras em algumas cidades de Minas Gerais
  • Uso de ferramentas de gestão na atividade leiteira em Minas Gerais
  • Ferramentas de gestão em propriedade leiteiras de economia famliar no Estado do Acre.

Projetos de Extensão

• Curso Virtual sobre Manipulação do Ciclo Estral em Bovinos de Corte.
  • Assistência zootécnica e gerencial a pequeno produtor de leite.

Grupo de Estudos

• Grupo de Estudos em Gestão na Pecuária - GEPEC

Contato malopes @ dmv.ufla.br [contact-form-7 id="518" title="Marcos Aurélio Lopes"]