Suely de Fátima Costa

• Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990).
  • Mestrado em Ciências Biológicas Morfologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995).
  • Doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (2003).
  • Atualmente é Professora da Classe Associada III da Universidade Federal de Lavras.
  • Atua como Coordenadora do Curso de Graduação em Medicina Veterinária da UFLA desde junho de 2012.
  • Possui experiência na área de Morfologia, com ênfase em Histologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Morfofisiologia do Sistema Digestório de Ruminantes e Clearance de ácidos graxos voláteis no rúmen.
  • Atuou como coordenadora do Curso de Especialização lato sensu à distância em Morfofisiologia Animal.

Ramal: (35) 3829-1740 Endereço Lattes: : http://lattes.cnpq.br/8526651741744068 Titulação: Doutora em Zootecnia Áreas de Atuação

• Morfofisiologia do Sistema Digestório de Ruminantes.

Entrada na UFLA: Dezembro de 1994 Disciplinas Lecionadas

• Histologia Veterinária
  • Técnicas Histológicas e Histoquímicas

Linha de Pesquisa: Clearance de Ácidos Graxos Voláteis no Rúmen Projetos de Extensão

• Confecção de Lâminas Histológicas para o Estudo Microscópico do Sistema Digestório de Peixes de Água Doce.

O estudo dos componentes estruturais dos diferentes órgãos que compõem os sistemas orgânicos dos animais domésticos é realizado em lâminas histológicas. Para isso, durante aulas práticas de Histologia Veterinária lâminas histológicas previamente confeccionadas são disponibilizadas aos discentes para que seja realizada a avaliação em microscopia de luz. Embora de grande relevância na cadeia produtiva e com muitas pesquisas envolvendo avaliação morfológica do sistema digestório de peixes de água doce, as coleções de lâminas não contêm material didático disponível para essa classe de animais. Ou seja, de um modo geral, as coleções contemplam apenas à histologia de mamíferos domésticos. Neste sentido, objetiva-se à confecção de lâminas histológicas, inicialmente, dos diferentes órgãos que compõem o sistema digestório de peixes de água doce que poderá ser utilizada como apoio didático-pedagógico pelos alunos do curso de graduação e pós-graduação nas diversas áreas da medicina veterinária e Zootecnia, em aulas convencionais e/ou no estudo extraclasse.

• Confecção de Lâminas Histológicas para o Estudo Microscópico do Sistema Digestório de Aves.

O estudo dos componentes estruturais dos diferentes órgãos que compõem os sistemas orgânicos dos animais domésticos é realizado em lâminas histológicas. Para isso, durante aulas práticas de Histologia Veterinária lâminas histológicas previamente confeccionadas são disponibilizadas aos discentes para que seja realizada a avaliação em microscopia de luz. Embora de grande relevância na cadeia produtiva e com muitas pesquisas envolvendo avaliação morfológica do sistema digestório de aves, as coleções de lâminas não contêm material didático disponível para essa classe de animais. Ou seja, de um modo geral, as coleções contemplam apenas à histologia de mamíferos domésticos. Neste sentido, objetiva-se à confecção de lâminas histológicas, inicialmente, dos diferentes órgãos que compõem o sistema digestório de aves (Gallus gallus) que poderá ser utilizada como apoio didático-pedagógico pelos alunos do curso de graduação e pós-graduação nas diversas áreas da medicina veterinária e Zootecnia, em aulas convencionais e/ou no estudo extra-classe.

• Apostila de aulas práticas para a disciplina de Histologia Veterinária

O estudo dos componentes estruturais dos diferentes órgãos que compõem os sistemas orgânicos é realizado em lâminas histológicas. Para isso, durante aulas práticas de Histologia Veterinária lâminas histológicas previamente confeccionadas são disponibilizadas aos discentes para que seja realizada a avaliação em microscopia de luz. Para auxiliar o estudo tanto durante as aulas práticas como em atividades de revisão torna-se necessário a utilização de um roteiro que oriente e facilite o reconhecimento das estruturas microscópicas. Neste sentido, pretende-se confeccionar uma apostila contendo as informações básicas necessárias para o estudo microscópico dos diferentes órgãos que compõem os sistemas orgânicos.  Grupo de Estudos

• Uma Saúde – One Heath

Contato sfcosta @ dmv.ufla.br [contact-form-7 id="348" title="Suely de Fátima Costa"]