• Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (2005).
  • Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (2006).
  • Doutorado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (2010).
  • Atuou como Médico Veterinário no Centro de Triagem de Animais Silvestres da Universidade Federal de Viçosa.
  • Possui experiência na área de Morfofisiologia dos Animais Domésticos e Silvestres e Medicina Veterinária de Animais Silvestres.
  • Atualmente é Professor Adjunto no Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Lavras.

Ramal: (35) 3829-5251 Endereço Lattes: http://lattes.cnpq.br/3924218778839070 Titulação: Doutor em Medicina Veterinária Áreas de Atuação

• Anatomia descritiva e topográfica dos animais domésticos, silvestres e selvagens.
  • Morfofisiologia da reprodução de animais domésticos, silvestres e selvagens.
  • Reprodução de aves domésticas, silvestres e selvagens.

Entrada na UFLA: Julho de 2010. Disciplinas Lecionadas

• Anatomia Veterinária I
  • Anatomia Veterinária II

• Estudo da morfofisiologia reprodutiva de aves silvestres e domésticas.
  • Desenvolvimento de biotécnicas aplicadas à reprodução assistida de aves.
  • Estudar e descrever a morfologia e fisiologia dos órgãos genitais masculinos e femininos de aves silvestres e domésticas, subsidiando informações para a compreensão dos processos que envolvem a reprodução das aves.
  • Desenvolver métodos para a coleta de sêmen, principalmente em aves silvestres, nas quais os métodos convencionais de coleta não são eficientes. Analisar e descrever os parâmetros seminais de diferentes espécies de aves.
  • Desenvolver métodos de criopreservação de sêmen, que incluem testes com diferentes crioprotetores, meios de armazenamento e curvas de congelamento.
  • Maximizar a reprodução de aves de produção. Atuar na reprodução assistida de aves ameaçadas de extinção com dificuldades de reprodução em cativeiro aumentando o número de indivíduos para programas de reintrodução na vida livre.
  • Estudar o comportamento reprodutivo de aves exóticas e silvestres consideradas pragas (ex. pombos).
  • Atuar no controle populacional por meio de biotécnicas aplicadas à reprodução, como a deferentectomia e desenvolvimento de anticoncepcionais.

Projeto de Extensão Reprodução de galos da Raça Índio Gigante. Por meio deste projeto de extensão são ministrados cursos de Coleta de Sêmen e Inseminação artificial em galos da Raça Índio Gigante a criadores de diversas regiões do país que tem o intuído de maximizar a reprodução dessa ave ornamental. Contato juliano @ dmv.ufla.br [contact-form-7 id="247" title="Juliano Vogas Peixoto"]